Linhas de pesquisa
Epistemologias Marginais, Relações Étnico-Raciais e Interculturalidade:
Esta linha de pesquisa se dedica aos estudos e pesquisas referentes a descolonização dos conhecimentos instituídos, historicamente, na sociedade brasileira, sem perder de vista o local, em espaços institucionais e educacionais formais e não formais, por uma visão eurocristã/eurocêntrica, sobre o que denominamos como povos tradicionais, em especial as comunidades indígenas, quilombolas e povos de terreiro. Privilegia:
a) reflexões da Filosofia, Teologia, Ciências Sociais e epistemologias marginais/do Sul, concernentes à presença desses em interface com questões ligadas à História, Cultura, Cidadania, Política, Estado, Poder, Gênero, Educação, Territórios, Raça e Religião. Esta linha estimula a desobediência epistêmica em reflexões libertadoras/descolonizadoras que considerem o lugar da África e América Latina na história mundial, a partir do século XVI;
b) estudos que empreendam reflexões sobre o desenvolvimento de práticas sociais, políticas, religiosas e educacionais para as relações étnico-raciais em perspectiva teórica intercultural. Esta linha impulsiona o desenvolvimento de pedagogias outras que possam fundamentar a formação de professores para a prática docente intercultural, a partir do legado cultural- epistêmico africano, afro-brasileiro e indígena.
Relações étnico-raciais, interculturalidade e contextos educacionais:
A linha privilegia estudos e pesquisas que versem sobre a permanência e territorialidades dos povos tradicionais em interface com a educação em espaços formais e não formais. Prioriza também estudos e pesquisas sobre as relações étnico-raciais em espaços educativos formais e não formais, no propósito de des-velar os modos e as formas como a diferença racial que envolvem negro/as, indígenas e afro-religiosa/os são elaboradas, reproduzidas e re-significadas a partir dos usos da história e memória desses grupos. Desta feita, a partir da interculturalidade crítica, se direciona a fomentar o desenvolvimento de produtos pedagógicos e métodos de ensino descolonizadores que materializam o diálogo cultural entre a produção intelectual dos povos tradicionais e a produção acadêmica-escolar com vistas à abertura ao outro racial e ao desenvolvimento de atitudes dialogais para a igualdade racial, bem como o combate aos racismos.
